Total de visualizações de página

Paginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Clipping

Cai em 27% o total de casos novos de hanseníase

Campanha do Ministério da Saúde reforça a necessidade da detecção precoce, fornecer tratamento oportuno e interromper a cadeia de transmissão da doença

A hanseníase ainda é um problema de saúde pública no país. Mas levantamento inédito do Ministério da Saúde revela a redução de 27,5% no total de casos novos entre 2003 e 2009, que passaram de 51.941 casos para 37.610, respectivamente. No mesmo período, o número de serviços com pacientes em tratamento de hanseníase aumentou em 45,9%.

Entre os dias 25 e 31 de janeiro, o Ministério da Saúde veicula na mídia a campanha Saúde é Bom Saber, com o foco na hanseníase. O objetivo é estimular a população a procurar unidades de saúde que fazem o diagnóstico e o tratamento da doença. Quanto mais cedo se identifica a hanseníase, menores as chances de seqüelas. A campanha será veiculada no rádio, TV e internet. As peças explicam o que é a doença, como se transmite, como identificar os sintomas e como fazer o tratamento adequado. Também serão distribuídos 2 milhões de folders sobre o tema e 400 mil cartazes.

http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12147

Mulheres que sentem ondas de calor podem ter 50% menos risco de desenvolver câncer de mama
Publicada em 26/01/2011 às 09h32m
O Globo
SEATTLE - Aquelas desagradáveis ondas de calor e outros sintomas da menopausa podem ser considerados vantagem para algumas mulheres: pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center descobriram que mulheres que sentiram as tais ondas podem ter 50% menos risco de desenvolver câncer de mama do que mulheres que nunca sentiram nada.
O efeito protetor parece aumentar conforme o número e a intensidade dos sintomas da menopausa, de acordo com o autor do estudo, o epidemiologista Christopher Li, do Hutchinson Center's Public Health Sciences Division.
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/01/26/mulheres-que-sentem-ondas-de-calor-podem-ter-50-menos-risco-de-desenvolver-cancer-de-mama-923609430.asp

Cirurgia pioneira no cérebro cura depressão
Britânica que sofria com a doença há dez anos recuperou a vontade de viver
Rio - Uma nova técnica cirúrgica pode ser capaz de acabar para sempre com o problema da depressão. O método, chamado de estimulação cerebral profunda, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Bristol, Inglaterra, e já está sendo testado em oito pacientes. Segundo cientistas, os resultados iniciais são animadores.
A aposentada britânica Sheila Cook, 62 anos, foi a primeira paciente a passar pela cirurgia. Antes de ser operada, ela sofreu por quase dez anos de depressão aguda: não conseguia comer, se vestir ou tomar banho sozinha. Pensamentos sobre suicídio passaram a ser frequentes, e Sheila acabou se aposentando precocemente. http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/1/cirurgia_pioneira_no_cerebro_cura_depressao_140018.html

Pílula promete revolucionar o tratamento do câncer de pele
Droga RG7204 é eficiente na redução dos tumores e evita que eles se espalhem
Com a chegada do verão, alertas sobre os perigos do câncer de pele voltam são cada vez mais necessários. Mas uma nova pesquisa promete revolucionar o tratamento contra a doença. Segundo cientistas da Royal Marsden NHS Trust, de Londres, uma pílula conhecida como RG7204 é capaz de reduzir em até 80% o tamanho dos tumores e melhorar significativamente os casos em que a doença se espalhou.
A descoberta foi feita por meio da decodificação do DNA humano, o que levou à identificação de uma falha genética em cerca de metade dos pacientes com melanoma maligno – a forma mais agressiva do câncer de pele. Essa falha genética, responsável pelo crescimento e pela disseminação do tumor, é que pode ser bloqueada com o uso do RG7204.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pilula-promete-revolucionar-o-tratamento-do-cancer-de-pele

Calor no inverno engorda
O aumento da temperatura em ambientes internos no inverno pode estar associado à obesidade
REDAÇÃO ÉPOCA
Ligar o aquecedor central dentro de casa ou no escritório durante o inverno em países desenvolvidos pode ser um fator para o aumento da obesidade, de acordo com um estudo da University College London publicado no Obesity Reviews.
A pesquisa procura evidências para uma ligação entre a redução à exposição ao frio sazonal com o aumento da obesidade no Reino Unido e Estados Unidos. Essa redução pode ter dois efeitos na habilidade do organismo de se manter em um peso saudável: minimizar a necessidade de energia para se manter aquecido e reduzir a sua capacidade de produzir calor. Se fosse o contrário, o corpo gastaria mais energia, e, portanto, mais calorias diariamente.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI205255-15257,00-CALOR+NO+INVERNO+ENGORDA.html

SMSDC oferece estágio para as áreas de Comunicação Social e Design
As inscrições foram prorrogadas até sexta-feira dia 25 de janeiro

25/01/2011

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) oferece estágio para estudantes universitários de Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo ou Relações Públicas) e Comunicação Visual / Design / Desenho Industrial. As inscrições foram prorrogadas até o dia 28 de janeiro das 10h às 17h, na Assessoria de Comunicação Social da SMSDC (Rua Afonso Cavalcanti, 455 / 7º andar / sala 709 – Cidade Nova). Os candidatos devem estar matriculados em instituições de ensino conveniadas ou em fase de renovação com a SMSDC, e devem estar cursando entre o 4º e o 7º período.
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=1486235

Eventos
Saúde Ambiental 2011 - Redefinindo nossas prioridades

Conferência que trará uma plataforma multidisciplinar de troca de conhecimento e aprendizado sobre as últimas questões em saúde ambiental.
Instituição: Elsevier e Revista Environmental Research
Local: Salvador - Bahia
Período: 06/02/2011 a 09/02/2011
Informações: A data para submissão de trabalhos é até 17 de setembro de 2010.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/evento/index.php?origem=2&id=14349

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rio de Janeiro contrata 1200 Agentes de Combate a Endemias

Municipio do Rio de Janeiro contrata 1200 Agentes de Combate a Endemias. Na cerimônia que marcou a aula inaugural, do curso de formação desses novos profissionais, tivemos a participação de diversas autoridades, como: O Ministro da Saúde Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais Luiz Sérgio, Senador Lindberg Farias, o Prefeito Eduardo Paes, Secretário Estadual de Saúde Sérgio Côrtes, Secretário Municipal de Saúde Hans Dohmann entre outros.
O evento aconteceu no dia 07 de janeiro, em um CIEP do bairro de Campo Grande.
Na AP 5.3, esses novos agentes irão reforçar o trabalho de vigilância que as equipes de saúde da família, tem sob sua responsabilidade.







segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

OTICS - SANTA CRUZ

Em 18 de outubro de 2010, inauguramos o OTICS Santa Cruz ( Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde), este espaço facilitará muitos treinamentos dirigidos a todos os profissionais da região.

End: Rua Alvaro Alberto,601, Santa Cruz- 2º andar da Policlínica Lincoln de Freitas Filho.







domingo, 16 de janeiro de 2011

CF Edson Abdalla Saad

A Clínica de Família Edson Abdalla Saad, foi inaugurada em 05 de dezembro de 2010, a mesma foi a 10ª Clínica a ser inaugurada na região, chegando a 85 equipes da Estratégia de Saúde da Família.



A

                                                        

                                                                                                                        





                                                  


CF Deolindo Couto- Inaugurada em 23 de novembro 2010

                        






























                                        







Aniversário do Prefeito
                                                                               

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CF Jamil Haddad

Inauguramos a CF Jamil Haddad, em 05 de setembro de 2010. A unidade está localizada as margens da Av. Brasil, na comunidade de Palmares. Possui 05 equipes da Estratégia de Saúde da Família e 01 de Saúde Bucal. Alcançamos a marca de 76 equipes de Saúde da Família na Área de Planejamento.